Brasil



Sábado, 25 de Outubro de 2014

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica

1.APRESENTAÇÃO
     O objetivo principal do curso é o desenvolvimento de habilidades e competências para a realização de tarefas relativas ao planejamento, avaliação e execução de projetos de instalações. Este profissional será apto para a execução de serviços de manutenção, instalação de equipamentos elétricos, atendendo também outras necessidades exigidas por empresas de processo industrial, concessionárias de energia elétrica ou prestadoras de serviços, nas áreas de geração, transmissão, distribuição e uso final de energia elétrica. 
2.OBJETIVOS
     Eletrotécnica é um ramo da Engenharia Elétrica que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de gerar, transmitir, distribuir e armazenar energia elétrica. As usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares e, ainda, as linhas de transmissão, transformadores e instalações elétricas, de uma maneira geral, são de interesse dessa área.
     Para ingressar nessa profissão, é necessário ter capacidade técnica, observação, precisão, responsabilidade e saber trabalhar em equipe. O profissional deve possuir conhecimento de redes elétricas, máquinas elétricas, comandos elétricos e eletroeletrônicos.
     O Curso Técnico em Eletrotécnica capacita o aluno para planejar e executar a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança. A formação propõe o uso eficiente da energia elétrica, como base no desenvolvimento de projetos e edificações que funcionem em baixa tensão. 
3.PERFIL PROFISSIONAL
  • Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.
  • Aplicar normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no trabalho e técnicas de controle de qualidade no processo industrial.
  • Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial.
  • Elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo-benefício.
  • Aplicar métodos, processos e logística na produção, instalação e manutenção.
  • Aplicar, em desenho de produto, de ferramentas, de máquinas e de equipamentos, técnicas de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos.
  • Elaborar projetos, layout, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos.
  • Aplicar técnicas de medição e ensaios visando a melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.
  • Avaliar as características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas, correlacionando-as com seus fundamentos matemáticos, físicos e químicos para a aplicação nos processos de controle de qualidade.
  • Desenvolver projetos de manutenção de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas.
  • Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias. 
4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 Curso Técnico em Eletrotécnica

Módulo I
Disciplinas Carga Horária
 Eletrotécnica básica 120 
 CAD básico 30 
 Instalações elétricas pedriais 60 
 Informática básica 30 
 Inglês instrumental 30 
 Português instrumental 30 
TOTAL 300 
Módulo II
Disciplinas Carga Horária
 Instalações elétricas industriais 60 
 CAD aplicado 60 
 Eletrotécnica aplicada 60 
 Medidas elétricas 60 
 Infraestruturas de redes lógicas 30 
 Automação predial 30 
TOTAL 300 
Módulo III
Disciplinas Carga Horária
 Eletrônica industrial 60 
 Higiene e segurança no trabalho 30 
 Gerenciamento de sistema de energia 30 
 Máquinas elétricas I 90
 Acionamentos e comandos 60
 Noções de Instrument. 30
TOTAL 300
Módulo IV
Máquinas elétricas II 60
Manutenção de sist. energ. 30
Automação por C.L.P 60
Geração de energia 30
Gestão de qualidade 30
Proteção de SEP 30
Elementos de Sist. de potência 60
TOTAL 300

 O Curso está composto de um total de 1200 h

 

O Técnico em Eletrotécnica é um profissional que instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas residenciais, prediais, industriais e iluminação pública; aplica medidas para o uso eficiente de energia elétrica e de fontes energéticas alternativas.

Realiza também atividades de supervisão, controle e execução de serviços de manutenção elétrica em máquinas, instrumentos, equipamentos eletro-eletrônicos e sinalização de segurança.

Este profissional poderá atuar em empresas petrolíferas; empresas produtoras e distribuidoras de energia elétrica; empresas de manutenção de equipamentos elétricos; indústrias de máquinas e equipamentos elétricos, de projetos e instalações elétricas; empresas de construção civil, de montagem de instalações elétricas prediais e industriais. Pode ainda estabelecer-se como profissional autônomo no setor.
 
 
Menu - CSS
Acesso à Informação
Resoluções CONSUP

Usuários Online

Nós temos 16 visitantes online

Links

Educação a Distância